Aferição de medidor

O que é: procedimento que visa apurar a existência de eventuais erros do medidor pela sua comparação com um medidor padrão. É feita na própria unidade consumidora, e o consumidor, de preferência, deverá acompanhar a execução do serviço. Após, será emitido laudo técnico, contendo as variações apuradas, os limites admissíveis e a conclusão final. Persistindo dúvidas, o consumidor poderá, no prazo de 10 dias posteriores à comunicação do resultado, solicitar a aferição do medidor por órgão oficial.

Onde solicitar: na própria sede do SAAE, na Av. Mato Grosso, 547-E – Centro – Em frente ao Parque dos Buritis. Informações em horário comercial no telefone (65)3549-7700.

Quem pode solicitar: o próprio consumidor ou seu representante

Documentos necessários: documento de identificação do solicitante e uma fatura de água e/ou serviços.

Limites percentuais admissíveis: o medidor de água não poderá apresentar variações de erro que excedam o limite de + ou - 4 % .

Custos: quando constatadas variações inferiores a + ou – 4 %, haverá a cobrança da taxa de aferição. Quando constatadas variações superiores a + ou – 4 %, não haverá cobrança de taxa, e o medidor defeituoso será substituído.

Em caso de faturamento a maior, por responsabilidade do SAAE, o valor será ressarcido, em forma de créditos. Em caso de ação comprovadamente atribuível ao consumidor, que resulte em cobrança a menor, haverá posterior cobrança dos respectivos valores, de acordo com a legislação vigente.

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